O Grupo MultiAtual não tem intenção de alterar nada da estrutura atual da Escrita da História. A linha editorial, o sistema OJS, processo de avaliação, periodicidade, entre outros detalhes do tipo, serão todos mantidos. É uma forma de valorizar os trabalhos de quem esteve envolvido durante todo o tempo da transição.
Todos os membros atuais estão convidados a permanecer no quadro, como revisores e editores. Apenas cargos que demandam financeiro, como ilustradores, diagramadores, entre outros que recebem gratificação, não serão continuados (o grupo conta com profissionais À disposição).
Pretende-se manter o atual Qualis CAPES, B2 e, se possível até melhorá-lo! O Grupo MultiAtual fará o possível para manter e também elevar a qualidade.
Permanece também a gratuidade das publicações e a preservação de todo o seu sistema, modelo e formato de publicação.
Pretende-se reduzir para até a metade do prazo de avaliações dos trabalhos, sem alterar a qualidade. Um estudo para isso deverá ser realizado futuramente. De início, permanece como está.
Poderá ser proposto uma edição impressa, com mais um ISSN para somar com o ISSN digital, aumentando a divulgação, o engajamento, além de chegar a mais lugares do Brasil e do mundo.